Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.

Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.
clique e aceda

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE TARTARUGAS



Tartarugas

Tartaruga Verde - Foto de R. T. ZappalortiAs tartarugas da espécie TRACHEMYS SCRIPTA ELEGANS, apresentam duas manchas vermelhas nos lados da cabeça. Quando novas essa espécie apresenta uma forte coloração, um verde intenso com rajadas de amarelo claro por todo o corpo. Ao crescerem, sua coloração diminui e o casco, às vezes, torna-se mais escuro. Já adultas, os machos ficam com cerca de 25 cm e as fêmeas 30 cm de comprimento. Em cativeiro, esta espécie chega até cem anos.

Quando filhotes é difícil perceber o sexo, pois ainda estão em fase de desenvolvimento. Nas fêmeas, o plastrão (parte inferior da carapaça) é meio convexo, dando espaço aos ovos; cauda é mais fina e a cloaca é mais perto da base. Já nos machos, o plastrão é reto ou côncavo para melhor ajustar-se à fêmea durante a copulação. As unhas dianteiras são maiores do que as traseiras e a cauda são gordas.

Temos que tomar cuidado para não estressa-las, deixando-as em locais tranqüilos e evitando manuseá-las por muito tempo. As tartarugas são animais de sangue frio, isto é, a temperatura de seu sangue varia de acordo com a temperatura do ambiente. Respiram através dos pulmões e não podem ficar muito tempo debaixo d'água. Possuem visão e audição muita apurada, podendo perceber a presença de pessoas a metros de distância.

Estas tartaruguinhas gostam muito de comer peixinhos, recomendo não deixar estes junto com as tartarugas, pois certamente elas irão comer-los ou então eles morreram por causa da temperatura da água das tartarugas. A temperatura ambiente dessa espécie de tartaruga é entre os 20 a 30ºC.

Sempre lembre que uma tartaruguinha feliz é uma tartaruguinha saudável.
As tartarugas são animais que não implicam muito trabalho. A sua interacção com o dono é reduzida, embora, com hábito, cheguem a deixar que se lhes dê comida à boca.

Existem aquários próprios para tartarugas de tamanhos e cores variadas. O ideal é ter um aquário com termóstato, aquecedor, filtro e decorá-lo com plantas e pedras.
Tartaruga Gigante - Foto de K. H. Switak
As tartarugas gostam de abocanhar as plantas. No caso de possuir um aquário dos mais simples sem filtro deverá proceder à mudança de água de dois em dois dias pois esta suja-se bastante e adquire um cheiro desagradável.
Tartaruga Ocidental - Foto de R. T. Zapporti
Normalmente os aquários tem plataformas mas se não for o caso, convém providenciar uma ( uma pedra, por exemplo) para que os animais possam estar fora de água.

Tartaruga Pintada Ocidental - Foto de R. D. Bartlett
O aquário deve ser colocado num local onde apanhe sol durante a maior parte do dia e a temperatura ideal deve ser de 24 a 26 graus.
   Tartaruga Sul Americana - Foto de R. S. SimmonsO Aquário
Aquário com uma parte seca - terrário - onde possa apanhar sol de vez em quando não esquecendo nunca do terrário que pode ser decorado com pedras, troncos, vendidos em lojas especializadas, evite enfeitar muito o aquário, utilize pedras grandes pois as tartarugas podem engolir as pequenas. A iluminação ideal é a luz do sol, elas adoram ficar tomando banhos de sol, mas existe a iluminação artificial com lâmpadas especiais. Para evitar que adoeçam, mantenha o aquário sempre muito bem limpo,  utilize filtros submersos à venda em lojas de aquário, procure o mais potente, troque a água pelo menos uma vez por semana.
Tartaruga - Foto de R. D. BartlettDo mesmo modo que para as tartarugas terrestres, poderá ser o próprio dono a construir o aquário para as suas tartarugas aquáticas. No entanto, se não é muito experiente nestas andanças recomendamos a aquisição de um aquário já completamente montado. Em qualquer uma das opções é útil saber como ele é constituído pelo que de seguida poderá encontrar uma descrição.
Para as tartarugas aquáticas, uma vez que são nadadoras exímias, mais importante que a superfície do aquário é a profundidade (submersa) do mesmo. A largura deve ter aproximadamente o triplo da carapaça em tamanho adulto e o comprimento o quíntuplo. No que toca ao nível da água, este deve ter no mínimo 25 cm de profundidade. Deste modo a tartarugas poderá nadar activamente por todo o aquário.
Tartaruga - Foto de R. D. BartletttToda a estrutura deverá ser em vidro e o fundo é constituído por uma camada de areia lavada, um esconderijo tipo telha convexa (submersa) e um ramo que cruze o aquário e esteja parcialmente emerso. Havendo espaço, pode também criar um local de repouso à superfície através de uma placa de cortiça. Para aquecer a água (se tal for necessário) utilize um aquecedor em vidro ou metal com termóstato à venda nas lojas da especialidade (se for de vidro proteja-o da tartaruga). Para manter a água em perfeitas condições deve também incluir um filtro de água e uma bomba de água (os seus mecanismos devem funcionar fora do aquário para evitar vibrações danosas para o habitat da tartaruga). A disposição dos elementos no aquário não deve ser alterada pois isso constituiria um grave retrocesso no processo de ambientação da tartaruga ao novo modelo de vida.
Tartaruga de Reeves - Foto de J. VisserA iluminação deve ser composta por uma lâmpada fluorescente cilíndrica (para iluminação comum), um projector de luz e uma lâmpada de raios ultravioletas (em substituição do sol). 
A cobertura também poderá ser em vidro ocupando, no entanto, apenas dois terços da superfície. Desta forma permite, por um lado uma ventilação eficaz (sem correntes de ar) e por outro a não filtragem dos raios ultravioleta provenientes da iluminação (quer natural quer artificial).



Retirado:  http://www.miniweb.com.br

3 comentários:

Escort goa disse...

Wow great Post, Thanks to admin to share the information with us,, I love to visit again in this site

Elisa AZEVEDO DA SILVA disse...

Caro amigo, quero muito adquirir uma tartaruga de orelha vermelha, eu tinha uma, mas foi roubada. Essa eu ganhei e já veio para mim velhinha, mas era minha paixão, ficou comigo 6 anos e meio. Como posso conseguir outra novamente, com procedência, legalizada, tudo certinho. Obrigada. Elisa

Anónimo disse...

Opa moro em passo fundo rs. Gosta ter ia de saber se tem alguém aqui que queira doar uma tartaruga filhote, pois meu adora.e temos curiosidade e vontade de ter uma.meu e maill e sidipaidosamuel@yahoo.com.br.

LINDO

Comovente historia do cachorro que esperou 11 anos pelo seu dono no mesmo lugar